Descubra as pessoas e as comunidades locais por detrás do êxito da aquicultura da UE, alguns preservando um estilo de vida que perdura há séculos. Saiba mais sobre o trabalho dos produtores europeus, da costa atlântica ao Báltico e da Europa Central ao Mediterrâneo.
Vedran Kunica é um produtor de ostras da baía de Mali Ston, famosa pelas suas ostras, e o presidente da associação de produtores locais há mais de uma década.
Os produtores de ostras da baía trabalham de forma tradicional: com palangres, a profundidades de 8 a 15 metros.
As ostras não só prosperam neste ambiente, como também desempenham um papel vital na filtragem natural da água, absorvendo os nutrientes excessivos, fósforo e azoto.

No coração da reserva da biosfera de Camargue, no sul de França, Caroline Scotti transformou a sua paixão num projeto.
Antiga técnica de laboratório, Caroline gere agora uma empresa de criação de mexilhão bem sucedida com o seu marido, Paul.
Em conjunto, produzem entre 20 e 35 toneladas de mexilhão por ano, que entregam diretamente aos mercados locais para garantir um produto de qualidade e o sabor excecionais.

No final da década de 1950, o avô de Philipp Mohnen criou a exploração de trutas familiar em Stolberg-Schevenhütte, perto de Colónia.
Atualmente, o seu neto Philipp gere a empresa, constituída por quatro explorações piscícolas na zona.
Vendem trutas frescas e fumadas, bem como peixe vivo a outros produtores de toda a Alemanha.

Na ilha grega de Evia, Anna Kaloumenou trabalha como gestora de vendas da exploração piscícola que o pai fundou com um amigo.
Produzem dourada e robalo ao largo da costa da ilha, seguindo um programa de alimentação especial para reduzir os resíduos.
A empresa trabalha arduamente para proteger a biodiversidade marinha e o habitat local.

Bence Puskás é diretor executivo adjunto de uma exploração de carpas em Biharugra, na região da Grande Planície Meridional da Hungria.
Os peixes são criados em lagoas restauradas e o habitat quase natural contribui para a conservação da fauna selvagem, incluindo várias espécies protegidas.
A exploração produz peixes de grande qualidade e a preços acessíveis, que se alimentam de plâncton e de culturas locais.

Na remota e cativante costa atlântica da Irlanda, Thomas Doherty é coproprietário de uma exploração biológica de salmão perto de Castlebar, no condado de Mayo.
A piscicultura permite que Thomas e os seus amigos e vizinhos permaneçam numa zona com oportunidades de emprego limitadas, contribuindo para a prosperidade da comunidade local.

Massimo Genari é um produtor de amêijoas do Goro, uma zona pitoresca situada no delta do rio Pó, em Itália.
Atualmente diretor executivo do Consorzio di Pescatori di Goro, começou a trabalhar na aquicultura desde pequeno, ajudando o pai a colher amêijoas.
Os produtores utilizam técnicas especiais para garantir as melhores condições naturais para o seu produto.

Eduardo Soler Torres trabalha para a empresa Avramar, que produz peixe mediterrânico de grande qualidade.
É responsável pelas práticas favoráveis ao ambiente da Avramar.
A empresa explora a corvina e outros tipos de peixe ao largo da costa de El Campello, Espanha.

O biólogo marinho Göran Nylund é cofundador e investigador na Nordic Sea Farm, situada em Grebbestad, perto de Gotemburgo.
A principal atividade da empresa é o cultivo e a transformação de algas (algas açucareiras e alfaces-do-mar), utilizadas na alimentação humana, biomateriais, alimentos para animais e fertilizantes, bem como na indústria farmacêutica.
